Tricotando com memórias


Duração do Projeto: 2021-2024.
Coordenadora do Projeto: Paula Campos
Professores envolvidos no Projeto: Luísa Gomes, João Macedo e Paula Campos
Público-alvo: Comunidade Educativa

Descrição do Projeto:
O Projeto Tricotando com memórias tem como missão proporcionar aos alunos do Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves, a possibilidade de aprenderem as técnicas de confeção da camisola poveira e dos pontos de bordado das mesmas.
Para a concretização destes serão organizadas e desenvolvidas atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes.
O envolvimento da comunidade educativa assume aqui um papel muito importante na dinamização das atividades e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim será convidada a colaborar com o agrupamento na operacionalização deste projeto.
No desenvolvimento das atividades serão trabalhadas aprendizagens essenciais relacionadas com o sentido estético, produções artísticas integradas em contextos sociais, geográficos e históricos, bem como as competências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Com este projeto pretende-se que os discentes valorizem as manifestações culturais da comunidade e participem em atividades artísticas e culturais, tendo consciência das possibilidades criativas de que são capazes.
Adquirir experiências vividas é fulcral para os discentes e constitui para muitos deles uma oportunidade de valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades valorizando e aprofundando o conhecimento sobre o concelho da Póvoa de Varzim.