“ARTISTAS NO PALÁCIO DE BELÉM" - Estamos certas de que o dia 11 de fevereiro de 2020 vai ficar na memória dos trinta alunos do 9ºano da EB 2.3 Dr. Flávio Gonçalves. [ler mais] 

 

MIÚDOS A VOTOS - Livros a concurso
Fase - Campanha eleitoral
ÁUDIO
   Turma 4ºA - EB Sininhos
áudio «A menina do mar», de Sophia de Melo Breyner Andersen
áudio «Porque é Que os Animais não Conduzem?», de de Pedro Seromenho
áudio «A Girafa que Comia Estrelas», de José Eduardo Agualusa
áudio «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar
áudio «O Rapaz de Bronze», de Sophia de Mello Breyner Andresen
   
  Turma 4ºB - EB Sinhos
1áudio 2áudio «O Elefante Cor-de-Rosa», de Luísa Dacosta
áudio «A menina do mar», de Sophia de Melo Breyner Andersen
áudio «A Girafa que Comia Estrelas», de José Eduardo Agualusa
áudio «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar
áudio «O Rapaz de Bronze», de Sophia de Mello Breyner Andresen
áudio «Poemas da Mentira e da Verdade», de Luísa Ducla Soares


  

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar.


O calendário e o regulamento podem ser consultados «aqui».

Miúdos a votos conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata e da Rádio Miúdos.

A informação está também disponível no sítio de Visão Júnior.

in https://rbe.mec.pt/np4/2151.html

 

 

As atividades do Projeto “A Manta” serão desenvolvidas em todas as turmas do 3.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves e tem como objetivos o reconhecimento do valor da leitura, a amplificação do conhecimento de livros do Plano Nacional de Leitura, a criação de uma maior intimidade na relação escola – família.

Este projeto vai orientar-se da seguinte forma: Depois de os Encarregados de Educação serem informados das regras do projeto, cada aluno irá levar para casa uma história de um livro do Plano Nacional de Leitura, e um livro/Diário. Cada Encarregado de Educação terá direito a uma semana e juntamente com o seu educando irá ler a história e transmitir uma informação (pode ser em desenho) que ache fulcral para um recorte de tecido, ao mesmo tempo terá de escrever no Diário todos os registos que achar necessários sobre o seu trabalho.

No fim o livro-diário e todos retalhos serão recolhidos. Mais tarde os retalhos serão cozidos uns aos outros formando uma manta com informações das várias histórias.

A ideia da manta vem de encontro à tradição poveira, uma vez que estes, antigamente utilizavam este acessório para realizarem as suas refeições.

 


Trabalhos realizados no ano letivo 2018/2018 pelas tumas 2ºA, 2ºB, 2ºD e 2ºE da Escola Básica do Desterro e as turmas 2ºA e 2ºB da Escola Básica Nova.

 

 

 

 

Correntes D'escritas - programa

Cartas de amor

AINDA CARTAS DE AMOR...
As bonitas cartas de amor dos alunos da professora Margarida Delgado. [ler mais]


MEU AMOR DE SEMPRE
As palavras de amor são banais e, ao mesmo tempo, muito especiais.[ler mais]


O AMOR ANDA NO AR![ler mais]


SEM VOCÊ NÃO SOU NINGUÉM![ler mais]


NÃO SEI ESCREVER UMA CARTA!
Não sei escrever-te palavras de amor, mas sei que não quero que fujas de mim… [ler mais]


 O TEU SORRISO FAZ O MEU DIA! [ler mais]


 OLÁ GUIDA,

Obrigada por seres essa rapariga incrível que tem um sorriso que contagia toda a gente. Obrigada por estares comigo nos momentos bons e maus, por me apoiares nas minhas tolices. Sei que posso contar contigo e tu já sabes que podes contar comigo. [ler mais]


O AMOR?
Hoje em dia, o amor confunde muito as nossas expectativas. Às vezes paramos no tempo e pensamos que tudo é diferente e vivemos tão intensamente o momento que, por vezes, acabamos por nos magoar. [ler mais]


 A MINHA "CARTA DE AMOR"
"14 de fevereiro, 2020

Querido Sr. Inexistente

Queria felicitá-lo pela sua conquista. A Sra. Inexistente é um bom partido! Eu conheço-a bem, porque ela ouve as minhas pragas todos os dias, quando escrevo no meu diário.[ler mais]


 SAMANTA

A pessoa que me alegra todos os dias
Menina que dá luz a tudo [ler mais]


COMEMORAR O DIA DE S. VALENTIM!
Como se pode constatar os primeiros relatos de Violência surgiram na Roma Antiga pela mão dos patrícios que percorriam as ruas da cidade chicoteando as mulheres inférteis!!!! [ler mais]