Orientação Vocacional

9º Ano e depois?

Uma questão pertinente!

Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade.
E também como habitual os SPO_Serviços de Psicologia e Orientação_ desenvolvem acções de Orientação Vocacional, junto dos alunos do 9ºano, com objetivo de promover uma orientação vocacional consciente.
Numa vertente mais pessoal, dirigida ao aluno, serão desenvolvidas sessões de aconselhamento, individual ou em pares, num número variável de sessões, conforme a necessidade e tendo com base resultados obtidos em testes vocacionais. A inscrição deverá ser efetuada por email, pelo próprio aluno ou respetivo encarregado de educação, para o email dos SPO- Serviços de Psicologia e Orientação - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Esta pode ser efectuada voluntariamente a qualquer momento do 2º ou 3º períodos.

Para ti aluno a frequentar o 9ºano: Após o 9º Ano ainda há muito para aprender e várias possibilidades de te qualificares para poderes exercer uma profissão. Vê com atenção a imagem seguinte que representa o Sistema Educativo Português.

Começa já a pensar e a preparar as tuas escolhas, explora o mundo das profissões e do trabalho, através da consulta do site: http://www.designthefuture.pt/

Oferta de cursos e contribuir para a valorização da imagem dos Cursos Profissionais na Área Metropolitana do Porto.

O Vídeo é uma das atividades do projeto “Trilhos para a Inovação Educativa” desenvolvido no quadro do PIICIE, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?

Para desenvolver:

• Auto-conhecimento  Todos somos bons em alguma coisa e cabe a cada um de nós descobri-lo!
  • Conhecimento das profissões e das actividades dos profissionais
  • Conhecimento das oportunidades de formação… os cursos existentes… em que escolas….??
  • Reflexão sobre o que queres fazer, para onde queres ir… imaginar cada possibilidade
  • Decisão Escolher um rumo é    assumir um projecto pessoal de estudante.

ATENÇÃO: As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objectivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!