Print

Aviso

Aviso de Abertura para Contratação de Um Técnico Especializado Mediador(a) Linguístico(a) e Cultural - Consultar

ANEXO I – Modelo de portefólio

 

No âmbito da medida “2.1 do Plano Aprender Mais Agora” e em conformidade com a Nota Informativa “Mediadores Linguísticos e Culturais” do MECI de 23 de janeiro 2025 informam-se os Interessado(a)s que está aberto o procedimento para seleção e recrutamento de 1 (um) Técnico Especializado – horário de 18 horas semanais, na categoria de Mediador Linguístico e Cultural, na aplicação informática SIGRHE, disponibilizada na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), no Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, nos termos do art.º 39 e do n.º 10 do art.º 40 do Decreto- Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio e da Nota Informativa da DGAE, de 23 de janeiro de 2025, nas seguintes e condições:

I - Modalidade de contrato de trabalho

Contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, com um horário de 18 (dezoito) horas semanais.

II - Duração do contrato

O contrato tem a duração até o final letivo 2025/2026.

III – Local de trabalho

Estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim

IV – Caracterização das funções

As atividades a desenvolver, em conformidade com o Anexo 1 da Nota Informativa “Mediador Linguístico e Cultural”, do MECI, de 23/1/2025, são:

  1. Promover a integração e o sucesso escolar dos alunos de nacionalidade estrangeira com origem fora da CPLP ao:
  2. Facilitar a comunicação entre alunos de nacionalidade estrangeira e alunos de nacionalidade portuguesa, professores e famílias.
  3. Apoiar os alunos migrantes nas suas necessidades linguísticas e sociais, considerando o seu percurso de vida e o nível de proficiência na língua portuguesa.
  4. Colaborar ativamente nos processos de intervenção educativa, nomeadamente com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), com vista à identificação das necessidades emocionais e sociais dos alunos migrantes.
  5. Promover o envolvimento de todos os alunos em atividades culturais e educativas que favoreçam a familiarização com os valores constitucionais portugueses, assim como com os costumes da cultura portuguesa e das culturas dos alunos migrantes.
  6. Participar na organização de atividades que incentivem a interculturalidade, a valorização da diversidade e a inclusão no ambiente escolar.
  7. Participar e assegurar o envolvimento direto em todas as iniciativas nacionais de capacitação e acompanhamento destinadas aos mediadores.
  8. Os mediadores linguísticos e culturais trabalham com os alunos, com os professores e, sempre que necessário, com outros profissionais da Educação e com as famílias.
  9. Estes profissionais integram as equipas de trabalho pedagógico e devem, sempre que for pertinente, colaborar com os professores em contexto de sala de aula.
  10. Horário: 18 horas semanais distribuídas pelos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves – Póvoa de Varzim.

V - Requisitos de admissão

  1. Os requisitos de elegibilidade então definidos na Nota Informativa “Mediador Linguístico e Cultural”, do MECI, de 23/1/2025.
  2. Os critérios de seleção e recrutamento estão definidos no ponto XI do presente Aviso de Abertura.
  3. Licenciatura nível 6 do Quadro Europeu de Qualificações na área de Psicologia, Educação Social, Sociologia ou outra área das Ciências Sociais e Humanas.

VI – Entrega de documentos - portefólio

  1. Os candidatos devem enviar o portefólio em formato digital, até ao momento exato de fecho do horário da aplicação para o concurso, para o seguinte email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., indicando o nº do horário no SIGRHE.
  2. O portefólio deve ser elaborado, conforme as indicações do Anexo I (Modelo de portefólio) do presente Aviso.

VII – Entrevista

  1. A entrevista é aplicável aos candidato(a)s, a convocar por ordem alfabética do nome do(a) candidato(a), a realizar na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim.
  2. O(A)s candidato(a)s deverão fazer- se acompanhar de todos os documentos que considerem relevantes, para comprovar os elementos a avaliar na entrevista, assim como comprovativos da sua experiência profissional.
  3. A entrevista de avaliação de competências é realizada de acordo com os itens referidos no ponto XI do presente Aviso.

VIII – Critério de desempate

A ordenação dos candidatos que se encontrem em situação de igualdade de valoração é efetuada de forma decrescente, tendo por referência os seguintes critérios:

1º - Candidatos com maior pontuação no critério entrevista;

2º - Candidatos com maior pontuação no critério portefólio;

3º - Candidatos com maior número de dias (expressos) na experiência profissional;

4º - Candidatos com maior idade.

IX – Divulgação do concurso

  1. Página eletrónica do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, em https://www.aedfg.edu.pt/index.php/pt/ 
  2. Plataforma eletrónica da DGAE – SIGRHE em https://sigrhe.dgae.medu.pt/openerp/login 

X – Operacionalização da candidatura e Prazos

  1. O processo de candidatura é aberto através da aplicação informática disponibilizada pela DireçãoGeral da Administração Escolar (DGAE) https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login 
  2. O prazo para a apresentação das candidaturas decorre até ao dia 05/09/2025, de acordo com a informação constante na aplicação informática da DGAE - SIGRHE.