Serviço de Psicologia e Orientação

Localização:
Gabinete de Psicologia ( Pav. A)

Como Contactar o SPO
Através do teu Director de Turma (através do preenchimento da ficha de encaminhamento), da Direcção, telefone da Escola ou e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou simplesmente... aparecendo no Gabinete do SPO!

Horário de atendimento dos Serviços de Psicologia:
2ªfeira: 9:30/17:30
3ªfeira: 9:30/17:30
4ªfeira: 9:30/13.30
5ªfeira: 9:30/17:30
6ªfeira: 9:30/13:30

A Psicóloga: Teresa Machado

Quem pode recorrer ao SPO?

Este serviço destina-se aos alunos, professores, não docentes, pais e encarregados de educação, que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas, definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de Maio:

Apoio psicopedagógico a professores e alunos
O Psicólogo colabora na avaliação especializada de situações de alunos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.

Acompanhamento em consulta psicológica
Os alunos com alguma dificuldade ao nível emocional, como dificuldades de integração social, dificuldade na resolução de problemas, baixa auto-estima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros, poderão também recorrer ao apoio do psicólogo da escola. Este procederá à análise e acompanhamento clínico ou encaminhamento para outro serviço, caso se justifique.

Orientação escolar e profissional
Destina-se sobretudo aos alunos do 9º ano, que se encontram em momento de fazer escolhas. A orientação escolar consiste num conjunto de atividades, testes psicotécnicos, questionários informais, diálogo/reflexão, distribuídas em sessões individuais ou em pequeno grupo, que visam essencialmente ajudar os alunos a fazerem escolhas mais conscientes. Podem ainda dar qualquer esclarecimento sobre estas questões a encarregados de educação e professores.

Planear a carreira após o 9ºano

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
O SPO poderá ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, acção social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.), no sentido de promover uma integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola.

O que é?

É um Serviço especializado para acompanhar os alunos ao longo do seu percurso escolar, dando o seu contributo: na identificação dos seus interesses e vocações; na intervenção na área das dificuldades de aprendizagem; na promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e na construção e solidificação do seu projecto de vida.
Os SPO desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Actividades da Escola. O Serviço de Psicologia e Orientação tem um Regimento Interno e, nesta escola, é composto apenas por uma psicóloga .
Os SPO dispõem de autonomia técnica e científica. O Psicólogo depende do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.
O psicólogo respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações cientifíco-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.